Cartão de Visitas Home Área Produtores A Botânica A Fruta
Cartão de Visitas
Home
Área Produtores
A Botânica
A Fruta
Perguntas Frequentes
Ácaro Erinose
Receitas
Despinicadeira
Políticas Portal
Banco Imagens

Plantei uma lichieira a partir da semente, ela germinou e está pequenina ainda, num vaso. Desejo saber dicas para transplante. Quando devo transplantá-la? Qual o local mais adequado? Quais as condições climáticas? Qual a adubação?

O plantio pode ser feito em época de chuvas, em modo a tranqüilizá-lo (a) relativamente à necessidade de irrigação inicial. Nos Estados de SP, PR E MG essa época ocorre entre outubro e março. O ideal é plantá-la no início da estação das chuvas, em modo que no inverno seguinte ela já esteja mais resistente, pois é quando sofrerá mais se as temperaturas forem muito baixas.

O local mais adequado é aquele que tenha boa insolação e menor incidência de ventos fortes. A lichieira não deve ser plantada à sombra.

O plantio deve ser feito somente quando a muda já tenha tido a segunda brotação. Relativamente à adubação na cova não precisa de muita coisa. Se o solo for já trabalhado é só fazer uma cova no tamanho do saquinho ou do vaso e plantar. Não há necessidade de fazer covas grandes e cuidado para não adubar muito, pois podem queimar as raízes. Se quiser colocar na cova um pouco (2 litros) de esterco de gado ou galinha - bem curtido - é melhor fazer com antecedência de pelo menos três meses.

Moro no litoral do Rio de Janeiro, um lugar bem quente, e plantei uma semente de lichia depois de comer a fruta. O pé hoje está fazendo 15 anos, com diâmetro de 15 cm de tronco e uns 5 m de altura, mas ele nunca frutificou. A árvore é meu xodó e tenho muita pena de cortá-la para substituir por uma enxertada. Será possível fazer alguma coisa para vê-la frutificando?

Pés Francos, como são chamados os derivados de semente, são assim mesmo.

Não há garantias de frutificação. Infelizmente sugerimos a substituição do exemplar.

Mesmo os enxertados não são os indicados.

Procure mudas propagadas por sistema de alporquia, preferencialmente de boa procedência, e cuja matriz seja bastante produtiva.

Lamentamos seu engano, muitos o fazem, mas não há o que recomendar, exceto se desejar uma consultoria específica, cujo custo não justificaria a manutenção do exemplar, valendo a pena a compra de um exemplar já adulto.

Plantei o caroço de uma lichia e ele germinou. Isso ocorreu já faz três anos e hoje ele esta com cerca de 80 cm de altura. Falaram-me que demora cerca de oito anos para dar a fruta e que tem que ter outro pé do lado, pois que uma só lichieira não frutifica. Isso é verdade? Como plantei do caroço ela pode dar frutos?    Lichieiras multiplicadas por semente apresentam um período de jovialidade prolongada até chegar à fase adulta, i.e, fase produtiva.

Como a lichieira apresenta tipos de flores distintos - masculino e feminino - não há necessidade de plantio de outro exemplar para que esse venha a se tornar produtivo.

O ideal seria ter plantado mudas clonadas por alporquia ou enxertia de variedade conhecida. A sua planta provavelmente vai apresentar segregação genética e pode haver plantas que nunca vão produzir.

Neste caso recomendamos que faça a sobre-enxertia com uma variedade conhecida. No entanto, a lichieira não é uma fruteira que as pessoas conseguem enxertar com facilidade e com êxito.

Enfim, como é um único exemplar sugerimos observar na primeira florada o tipo de flor e se estará havendo sobreposição de flores masculinas e femininas para que haja uma boa polinização.

Se o período da florada coincidir com período seco recomendamos que as plantas sejam irrigadas para não expor as plantas ao déficit hídrico que induz ao abortamento das flores.

Por eu ter plantado uma lichieira direto a semente, ela virá a produzir frutos?

Aqui nas FAQs existem muitos posts sobre a questão da lichia a partir da semente. Consulte-as e certamente você tem um material muito rico nelas.

Gostaria de receber orientações sobre como posso fazer mudas da fruta a partir de sementes. Elas já estão secas.

Mudas a partir de sementes nós não recomendamos. Se estão secas, menos ainda. Leia estas FAQs em outras respostas, tudo o que se fala de mudas obtidas a partir da semente e você entenderá os porquês.

Plantei algumas sementes de lichia no quintal de minha casa, e para minha surpresa, a árvore cresceu e hoje está com um pouco mais de 1 metro. Estou preocupado quanto às raízes. Ela esta a cerca de 2 metros de distância de minha casa, será que ela viria a quebrar o piso ou algo do gênero?

Não temos conhecimento de que as raízes da lichieira possam danificar as fundações de uma casa, mas considerando que se trata de uma árvore que, nativa atinge mais de 20 m de altura, seria conveniente administrar essa situação.

Gostaria de saber se posso plantar as sementes de lichia e se elas irão germinar?

Sim. Você pode plantar e elas seguramente germinarão. O problema é o tempo que demandará para que entrem em estado produtivo. Isso variará bastante em razão da genética da semente e também do tempo. Seguramente entre 10 e 20 anos para frutificar, e se frutificar.

Temos uma produção pequena de lichias. Estamos em Santa Catarina e nossas árvores já estão com mais de 11 anos e foram plantadas a partir de sementes. Elas florecem, mas não dão frutos. Poderiam nos orientar sobre o que está faltando ou se é necessário algum adubo ou enxerto?

Aqui nas FAQs existem muitos posts sobre a questão da lichia a partir da semente. Consulte-as, certamente você tem um material muito rico nelas.

Gostaria de adquirir sementes de lichia para plantar. A Lichias.com comercializa-as?

Não. Não comercializamos sementes nem mesmo para o plantio, vez que resultam em exemplares cuja frutificação, se ocorrer, demorará de 10 a 20 anos tornando inviável sua produção.

Como plantar semente de Lichia? Estou com umas 20 sementes da fruta Lichia e quero plantá-las. Como posso fazer pra plantá-las? Em qual tipo de terra? tempo do regamento, etc .

Apesar de sementes de lichia germinarem normalmente, realmente devemos plantá-las só se for por puro prazer de vê-las germinando, desenvolvendo e crescendo, pois as árvores delas originadas (chamadas pés francos) demoram muitos anos a produzir... às vezes superando 1 ou 2 décadas.

Desta forma, o plantio à partir de semente não viabiliza seu uso como pomar frutífero, vez que exige muito tempo para sua produção. Isso decorre do fato de que o exemplar deve passar por todas as suas idades de desenvolvimento, sem pular etapas. Assim sendo, um exemplar feito à partir da semente, nasce, torna-se bebê, depois vira criança, depois vira adolescente e por fim vira um exemplar adulto. Todo esse processo da infância à jovialidade e até a maturação exige muitos anos, quando então tornar-se há fértil para a produção de frutos. Considere de 10 a 20 anos para isso.

O modo correto de se obter um exemplar de lichieira, é adquirí-lo feito à partir do processo de ALPORQUIA.
Fuja de mudas feitas por estaquia ou enxertia, pois são processos antiquados para a lichicultura. O mais recomendado são as produzidas por ALPORQUIA, que consiste em um processo de obtenção de um exemplar à partir de um ramo de uma matriz selecionada adulta. Esse ramo (descascado) é envolvido por um material úmido que estimula o desenvolvimento de raízes. Depois do enraizamento, esse ramo é liberado (cortado) da matriz e plantado em um saquinho de mudas para ser depois lançado ao solo.

Vale dizer que pela alporquia, o exemplar carrega toda a carga genética já madura e por isso vem a frutificar à partir de 3 ou 4 anos. Digamos que ela pulou etapas!

Por fim, se você deseja mesmo produzir as lichieiras à partir das sementes, nem tudo está perdido. Essas árvores belíssimas servirão no curto e médio prazo para reflorestamento, matas ciliares e áreas verdes... no longo prazo produzirão também.

Pense aí e se precisar de alguma orientação ou ajuda, conte conosco.

Quanto tempo demora para esses pés crescerem:lichia,maracujá,uva e romã? Tenho mudas desses pés ,e quero saber quanto tempo demora para crescerem e dar frutos?

A julgar pela lichia, imagino que as resposta para as outras frutas serão também complexas.
Somos especializados em lichicultura, por isso responderemos apenas relativamente a essa cultura.

O desenvolvimento de uma lichieira depende de inúmeros fatores, tais como clima, condições geológicas, nutrição, variedade da lichieira (existem dezenas de variedades), regime de águas, cuidados com pragas, origem do exemplar, forma de propagação do exemplar, dentre outros.

Entretanto, para se ter uma idéia, podemos afirmar que sendo a Bengal a variedade mais difundida no Brasil, se sua forma de obtenção for por alporquia e suas condições de plantio estiverem na região sudeste do Brasil, considere que um exemplar assim deverá desenvolver-se a ponto de chegar a uma boa produção já depois de 5 ou 6 anos. Terá então altura próxima de 4 metros, e estará produzindo frutos na ordem de 5 a 15 kg por ano nessa idade.

Isso não significa uma regra. Podemos ter exemplares maiores e produzindo mais de 30 kg com essa idade, porém esse desenvolvimento dependerá muito da forma de condução e manejo do pomar.

Entretanto, se a muda foi obtida por semente, considere que haverá um retardo enorme nessas previsões. Um exemplar obtido por semente, se vier a produzir, será depois de 15 ou 20 anos e assim mesmo será um exemplar inferior.

Desta forma, se você está procurando informações para fazer o seu pomar, recomendamos que você procure mudas de lichia obtidas por ALPORQUIA e que tenham origem conhecida, ou seja, que as matrizes utilizadas para a propagação da alporquia sejam matrizes conhecidamente produtivas.

Precisando de alguma informação a mais, consulte nosso Portal www.lichias.com

Plantei lichia DE SEMENTE COMO REPLANTAR? QUANDO EU REPLANTEI A LICHIA AS FOLHAS COMEÇOU A MORRER.

Prezado amigo, provavelmente ocorreu algum dano no processo de transplante de seu exemplar. Talvez algum dano no enraizamento mesmo, talvez uma terra inadequadamente balanceada, talvez irrigação ou insolação escassa ou em excesso, talvez algum agente externo, enfim, tantos podem ser os motivos que, assim com essa simples descrição torna-se um pouco complicado tentar opinar conclusivamente sobre o problema que ocorreu com seu exemplar e por isso nos desculpamos.

Entretanto, em que pese sua iniciativa louvável de promover a germinação da semente da lichia, recomendamos que você procure plantar lichias somente quando obtidas por propagação por alporquia.

Embora os pés francos (como são chamados os exemplares obtidos à partir da germinação da semente) germinem e desenvolvam-se com muita facilidade, o resultado para fins de frutificação realmente não inspira à sua manutenção.

Prefira mesmo mudas obtidas por processo de alporquia e certifique-se de que a procedência é idônea, pois mesmo à partir da alporquia você poderá estar adquirindo um exemplar pouco produtivo.

O exemplar obtido por alporqui é considerado um clone de sua matriz, assim sendo, conhecendo a boa procedência desse exemplar você terá a certeza de que a matriz foi bem escolhida e consequentemente seu exemplar também terá uma boa genética.

Seria lamentável constar que uma árvore é pouco produtiva ou mesmo improdutiva depois de tantos anos de espera pela primeira frutificação, não é mesmo? A lichieira demora tanto tempo para a obtenção da primeira frutificação que seria realmente frustrante uma situação dessas, não é?

Visite o Portal da Lichias.com e acesse as perguntas frequentes (FAQs) sobre lichias obtidas à partir da semente e você verá quanta gente se prejudicou, ora por ignorância, ora por economia, sem saber que estava se prejudicando ao depositar as suas esperanças em um exemplar feito em casa à partir da semente de um fruto adquirido no mercado.

Veja este link: http://lichias.com/faqs_lichia_de_semente_98.html

Outras FAQs sobre manejo e administração do exemplar e do pomar você vai encontrar lá também. É tudo gratuito. Use e abuse e... se tiver alguma dúvida não hesite em nos contatar.

Boa sorte.

Onde encontrar as mudas de lichia? Onde encontrar as mudas de lichia, se pode ser cultivada em área de pouca vulnerabilidade de geada?

Mudas de lichia você pode encontrar em viveiros diversos e também em muitos anúncios na internet. Entretanto não se contente apenas em conseguir uma muda de lichia. Busque uma muda com boa procedência de origem e, de preferência, de matrizes que possam garantir que sua muda irá realmente produzir, e produzindo, o faça com bons e polpudos frutos.

Esse mercado de mudas de lichias é bastante traiçoeiro pelo fato de que a lichieira demora muito tempo para produzir. Passados alguns anos e seu exemplar não produzindo, fica até bastante difícil você reencontrar o fornecedor da muda que você adquiriu.

A lichieira demora de 4 a 8 anos para produzir, e esse tempo é demais para se saber se a matriz que serviu como doadora genética para sua muda, era realmente boa.

Fuja de mudas feitas de sementes. Elas demorarão de 15 a 20 anos para produzir e em alguns casos nem mesmo produzem.

Recomendamos que você procure plantar lichias somente quando obtidas por propagação por alporquia.

Embora os pés francos (como são chamados os exemplares obtidos à partir da germinação da semente) germinem e desenvolvam-se com muita facilidade, o resultado para fins de frutificação realmente não inspira à sua manutenção.

Prefira mesmo mudas obtidas por processo de alporquia e certifique-se de que a procedência é idônea, pois mesmo à partir da alporquia você poderá estar adquirindo um exemplar pouco produtivo.

O exemplar obtido por alporquia é considerado um clone de sua matriz, assim sendo, conhecendo a boa procedência desse exemplar você terá a certeza de que a matriz foi bem escolhida e consequentemente seu exemplar também terá uma boa genética.

Seria lamentável constar que uma árvore é pouco produtiva ou mesmo improdutiva depois de tantos anos de espera pela primeira frutificação, não é mesmo? A lichieira demora tanto tempo para a obtenção da primeira frutificação que seria realmente frustrante uma situação dessas, não é?

Visite o Portal da Lichias.com e acesse as perguntas freqüentes (FAQs) sobre lichias obtidas à partir da semente e você verá quanta gente se prejudicou, ora por ignorância, ora por economia, sem saber que estava se prejudicando ao depositar as suas esperanças em um exemplar feito em casa à partir da semente de um fruto adquirido no mercado.

Veja este link: http://lichias.com/faqs_lichia_de_semente_98.html

Outras FAQs sobre manejo e administração do exemplar e do pomar você vai encontrar lá também. É tudo gratuito. Use e abuse e... se tiver alguma dúvida não hesite em nos contatar.

Por fim, a questão da possibilidade de geada pode sim afetar o exemplar, principalmente nos 3 ou 4 primeiros anos de vida. Se você for plantá-la mesmo assim, no inverno, prevendo geadas, procure cobrir a árvore com algum pedaço de TNT e, se puder, deixe um pequeno recipiente com óleo diesel queimando nas proximidades do seu exemplar, isso ajudará a protegê-la da possível formação de cristais de gelo em suas delicadas folhas.

Por último, conte com a Lichias.com também para fornecimento de mudas se você desejar.

Boa sorte.

A planta da lichia pode ser gerada da semente ? Plantando a semente da lichia ,consigo a arvore com prudução de frutos?

Sim. Você pode plantar e elas seguramente germinarão. O problema é o tempo que demandará para que entrem em estado produtivo, mesmo assim ainda não haverá certeza de que produzirão. Isso variará bastante em razão da genética da semente e também do tempo. Seguramente entre 10 e 20 anos para frutificar, e se frutificar.

Esses exemplares são conhecidos como "Pés Francos" e são os maiores responsáveis por questionamentos postados no Portal Lichias.com quando o assunto é produtividade.

Muitas pessoas por não saberem acabam plantando a semente da lichia e se animam com o resultado, pois seu poder germinativo é alto e rápido. Entretanto, depois de anos ou décadas, nos escrevem para saber porque não tem árvores produtivas. Quando descobrem que é pelo fato de terem sido obtidas à partir da semente, ficam muito desapontadas.

O ideal é adquirir mudas prontas e obtidas por processo de alporquia. Resume-se em um clone genético que terá as mesmas características da planta matriz. Comprar mudas de pessoas ou empresas desconhecidas ou não especializadas é também um risco, pois nesse mercado, muitas mudas são vendidas como sendo de alporquia (que é mais cara) mas foram obtidas de sementes (que é mais barata). O comprador normalmente não tem como identificar a diferença, e, depois de anos quando descobre que seu exemplar é improdutivo, já não consegue mais localizar o vendedor que o vendeu. Mesmo que tenha ainda como encontrá-lo, não terá seu prejuízo ressarcido, posto que o tempo não se compra, apenas se perde.

Entretanto se seu interesse pelo plantio da semente não for comercial, for para constituir um bosque por exemplo, esses exemplares poderão ser obtidos da semente sem outros ônus. Se for para ter frutos recomendamos as mudas ou alporquias de fornecedores idôneos.

Lichias.com produz também alporquias, mudas de matrizes selecionadas de nossos pomares tipo exportação, esses exemplares são para frutificação doméstica e comenrcial, mas também produzimos mudas obtidas de sementes para fins exclusivos de reflorestamento ou bosqueamento sem fins comerciais.

Precisando de alguma informação a mais, visite nossa página de perguntas frequentes, você encontrará alguns "posts" relacionados à lichia à partir de semente, ou entre em contato com nossa equipe pelo Portal Lichias.com. (www.lichias.com).


Cartão de Visitas | Home | Área Produtores | A Botânica | A Fruta
Site Map